O nascimento dos primeiros dentinhos
- Paula Vereza
- 5 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Com qual idade começam a nascer os primeiros dentes ?
Os primeiros dentes de leite, em sua maioria, costumam a aparecer por volta dos 6 meses de idade, podendo ser mais cedo ou mais tarde. Há crianças que já nascem com algum dente, chamados de neonatais, e há crianças que o primeiro dente só vai nascer com quase 1 ano de idade.
É fundamental não fazer comparações em relação a outras crianças e lembrar que o tempo de desenvolvimento de cada um é diferente. A avaliação com o Odontopediatra irá determinar se possui alguma patologia ou não, caso o irrompimento demorado esteja preocupando os pais.
Como amenizar o desconforto do nascimento dos dentinhos?
É comum o bebê ficar desconfortável com o nascimento dos dentinhos, muitos chegam a ter febre, diarreia e náuseas. Mas existem diversas opções paliativas que podem ajudar a aliviar esse incomôdo nos bebês, como por exemplo: mordedores de plástico resfriados, massagear com a dedeira, alimentação consistente (vegetais crus, torradas) e medicações fitoterápicas a base de camomila.
Qual a frequência que as crianças devem comparecer ao dentista?
As crianças possuem hábitos e estilos de vida diferentes. Por isso nós Odontopediatras precisamos tratá-las individualmente, levando em consideração suas necessidades e particularidades. É fundamental realizarmos uma anamnese e uma avaliação clínica cuidadosa para determinar a frequência do retorno de cada criança.
Em crianças saudáveis, que possuem uma higiene bucal adequada e uma dieta balanceada, a frequência ideal seria a cada 6 meses. Mas crianças que possuem um alto consumo de açúcar, com hábitos de higiene não saudáveis ou que possuem alguma alteração na dentição são aconselhados a ter uma frequência maior de consultas.
Manchas nos primeiros dentinhos são comuns?
Muitas crianças aparecem no consultório com manchas nos dentes de leite. Há diversas patologias para essas manchas e por isso devem ser avaliadas junto a história clínica da criança para se ter um correto diagnóstico e tratamento.
Elas podem variar de um defeito no esmalte do dente de origem genética, como pode ser uma desmineralização em decorrência da doença cárie. O Odontopediatra saberá diferenciar e tratar corretam

Sobre a Autora do post:
Carolina Continentino.
Carolina Continentino Costa
Cirurgiã-Dentista
CROMG 51617
Formada em Odontologia pela Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC Minas)
Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora e Estética.
Especializando em Odontopediatria pela Unicamp
Contato: (31) 98800-4266
dracarolinacontinentino@gmail.com
Instagram: @dracarolinacontinentino
Comentarios